Curiosidades sobre dados e data centers

Bruno ParodiInternet e MídiaLeave a Comment

Compartilhe:

Nessa minha nova fase em que tento voltar a ler mídia impressa, consegui extrair mais algumas informações bacanas da Veja. Ela começa noticiando o lançamento do menor HD portátil do mundo, que tem 500GB de capacidade da fabricante LaCie (leia mais sobre o hardware aqui). Mas, no fundo, a matéria se utiliza da novidade para dar uma revisada no mercado de data centers e armazenamento de informação em geral pelo mundo. Deveras interessante o artigo, por sinal (ia linkar para a versão dele aqui, mas o site da Veja não ajudou muito — sem falar que é fechado para assinantes).

Algumas informações publicadas bem curiosas:

  • 92% das informações produzidas pelo mundo são criadas em formato digital. O restante (8%) é material como papel ou filme.
  • 87 bilhões de e-mails foram enviados diariamente no ano passado. O e-mail só fica atrás do telefone em volume de uso.
  • A conta de luz de todos os data centers do mundo em um ano é de 7.2 bilhões de dólares, mais da metade do PIB do Paraguai (não sei se esse parâmetro foi muito bom…).
  • Em um ano, os 100.000 data centers dos EUA consomem o dobro de toda a eletricidade gasta pelos moradores da região metropolitana de SP no mesmo período.
  • O principal data center do Google, que fica em Oregon, consome a mesma quantidade de energia que uma cidade de 200.000 habitantes. O prédio foi erguido junto a uma hidrelétrica para que a energia custasse mais barato à empresa.
  • Uma única pesquisa num site de buscas consome eletricidade suficiente para alimentar uma lâmpada por meia hora.
  • A geração da eletricidade necessária para alimentar os computadores e sistemas digitais do mundo é responsável por 2% das emissões de dióxido de carbono – o principal gás do efeito estuda – lançadas na atmosfera. Esse é o mesmo índice das emissões produzidas pelo tráfego aéreo no planeta.
  • Se toda a informação do mundo fosse impressa em papel, precisaríamos de 14 trilhões de árvores. Esse papel produzido daria para embrulhar a Terra 7 vezes.

Compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.